Fios sedosos são o sonho de quase todas as mulheres. Mas as madeixas de artistas e modelos que estampam capas de revistas não serão conquistadas, se a pessoa não souber quando hidratar o cabelo.

Assim como precisamos de nutrição, os cabelos também precisam de reposições de diversas vitaminas e aminoácidos. E é nesse contexto que a hidratação entra em ação, fazendo com que o look fique digno de uma diva.

Quer saber quantas vezes por mês é preciso fazer o procedimento em cada tipo de cabelo? Nós vamos dar muitas sugestões sobre isso e muito mais. Confira!

Quando hidratar o cabelo?

O tipo dos fios e o estado em que eles se encontram contam muito na hora de decidir a quantidade de hidratações que devem ser feitas mensalmente.

Cabelos quimicamente tratados, ressecados, danificados e opacos precisam de tratamento uma vez por semana, com produtos específicos para:

  • devolver a viscosidade;
  • repor o que os fios precisam;
  • deixá-los prontos para as agressões externas, como:
    • radiações solares;
    • vento;
    • cloro;
    • poluição etc.

Caso o profissional recomende, faça a hidratação duas vezes em um intervalo de 7 dias. Mas isso não é usual, já que a sobrecarga de componentes acaba prejudicando os fios.

Já os normais podem ser hidratados de 15 a 20 dias, pois, mesmo que eles tenham um aspecto saudável, o condicionador não é suficiente para dar a eles brilho e maciez. Então, recorra a uma máscara específica para seu tipo de fios e capriche na aplicação.

E, diferentemente do que muitos pensam, cabelos oleosos também necessitam de hidratação. A produção de sebo pelo couro cabeludo tem diversas explicações, mas nenhuma delas indica que os fios estejam saudáveis. Portanto, pelo menos uma vez ao mês faça o procedimento, para que os cabelos fiquem com as vitaminas e outros componentes necessários para manter a vitalidade deles.

Lembre-se: sempre consulte um profissional para indicar os melhores produtos para o seu tipo de cabelo. Seu cabeleireiro vai sugerir a periodicidade das hidratações de acordo com:

  • textura dos fios (grossos ou finos);
  • presença de mechas ou outras químicas etc.

Assim, ele vai analisar as várias questões importantes sobre seus fios e determinar o tratamento mais acertado para obter os melhores resultados.

Como saber se o cabelo precisa de hidratação?

Há alguns indícios que sinalizam quando é preciso hidratar os fios. Cabelos descoloridos, com mechas ou que passaram por procedimentos químicos não têm como escapar dessa missão. Mas, assim como eles — que ficam com aparência apagada e de desleixo quando não cuidados —, as pontas duplas e o frizz também são sinais de que a reposição nutricional é mais do que emergencial.

Se suas madeixas armam, talvez essa porosidade seja porque os fios devem ser hidratados. Você pode avaliar a necessidade de hidratação ao sair do banho: se as extremidades secarem em poucos minutos, isso é sinal de desidratação.

Ninguém melhor do que você para perceber quando seu cabelo não está normal. Se ele perdeu o brilho, embaraça com facilidade, está rebelde, elástico, além de tudo o que já falamos aqui, capriche no produto e recupere a beleza das suas madeixas!

Quais as diferenças entre hidratar em casa e no salão de beleza?

A vida corrida nem sempre permite passarmos uma tarde toda em um centro de beleza, mesmo que seja apenas uma vez ao mês. Mas quem deseja os cabelos cheios de vitalidade deve estar ciente de que esse objetivo requer uma atenção especial.

Além de se preocupar em aplicar os produtos corretos para os seus cabelos, indicações profissionais feitas por um cabeleireiro, com técnicas específicas, fazem com que a hidratação fique muito mais potente, nutrindo os cabelos com mais intensidade. E quem é que não quer sair do salão de beleza com os fios esplendorosos?

Portanto, converse com o seu cabeleireiro e combine com ele, de acordo com seu estilo de vida, como será esse tratamento: quantas vezes a hidratação deve ser feita no salão e quais máscaras você deve usar em casa, como complemento. Depois, use e abuse de um visual glamoroso!

Agora você sabe quando hidratar o cabelo! Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre os cuidados que precisa ter para manter seus cabelos sempre incríveis!

Facebook Comments

Bruno Benitez

Cabeleireiro e Visagista desde 2007. Profissional Expert K da empresa Kérastase especializado em tratamentos, luzes, colorações e cortes masculino e feminino.