Cuidar da pele antes e depois da maquiagem é fundamental para garantir um look perfeito, do mais básico ao mais sofisticado. A pele é a sua tela em branco. Se ela está bem cuidada, seu trabalho para cobri-la será mínimo e o acabamento será muito superior. Por isso, é importante seguir uma rotina de cuidados básicos sempre.

É claro que existem fatores que influenciam diretamente na aparência e saúde da sua pele, como genética, dieta, estilo de vida, hormônios e até o clima. Mas, se a gente pode dar uma mãozinha para a cútis ficar mais bonita, por que não fazê-lo?

Descubra o seu tipo de pele

O primeiro passo é observar o seu rosto em frente ao espelho, de preferência por volta do meio dia, quando sua pele já começou a interagir com os fatores externos que a afetam. Observe a textura e a aparência, notando as características principais:

  • pele normal: poros pequenos e tom uniforme;
  • pela mista: poros maiores e mais visíveis na testa, no nariz e no queixo, a chamada zona T;
  • pele oleosa: poros maiores e mais visíveis, aspecto brilhante, principalmente na zona T;
  • pele seca: aparência ressecada, apresenta sinais de idade mais precocemente.

Cuidados antes e depois da maquiagem

A rotina básica de cuidados com a pele, independente do tipo, é limpar, tonificar e hidratar. Esses passos devem ser feitos tanto durante o dia quanto à noite, mas com algumas diferenças. Veja como não errar mais!

Antes da maquiagem

Limpar

Não adianta conhecer todos os truques de maquiagem e não limpar a pele corretamente. Para um acabamento perfeito, a pele precisa estar devidamente limpa, tonificada e hidratada.

O primeiro passo é higienizar a pele com um sabonete ou loção facial próprio para a limpeza. Para as peles oleosas, existem produtos em gel, que auxiliam na redução da oleosidade.

Tonificar

Após a limpeza, um tônico facial precisa ser aplicado para restaurar o pH da pele. O produto também pode ter aditivos com propriedades hidratantes (peles secas) e calmantes (sensíveis). Já as peles oleosas podem utilizar o adstringente, que possui maiores concentrações de álcool.

O ideal é aplicar esses produtos com auxílio de um algodão, fazendo movimentos circulares em todo o rosto.

Hidratar

Ao longo dos anos, a pele vai perdendo suas propriedades de regeneração, tornando-se cada vez mais ressecada. Para evitar a perda de elasticidade e retardar o surgimento das temíveis rugas, hidratar a pele é essencial.

Mesmo as peles oleosas devem utilizar hidratante, tanto antes da maquiagem quanto depois. Procure produtos específicos para o seu tipo de pele; assim, você evita o efeito rebote, que pode causar ainda mais oleosidade.

Proteger

Faça chuva ou faça sol, os raios UVA e UVB estão sempre presentes e podem acelerar o envelhecimento cutâneo. É importantíssimo utilizar o protetor solar todos os dias.

Se você costuma pular essa etapa, aproveite e adote um hidratante ou um BB Cream com fator de proteção. Assim, você já garante a proteção da sua pele com um item a menos na rotina.

Depois da maquiagem

Um dos pecados da maquiagem é dormir com ela no rosto. Afinal, a make pode causar o envelhecimento precoce da pele, tornar os cílios mais quebradiços e, ainda, obstruir os poros, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.

Retirar a maquiagem

Antes de recomeçar os cuidados com a pele, retire todos os resíduos de make utilizando um demaquilante. Aliás, o hábito de limpar a pele precisa ser diário e não só quando se utiliza a maquiagem. Por isso, lave o rosto sempre ao acordar e antes de dormir.

Repetir a rotina da manhã

Após retirar toda a maquiagem, volte ao primeiro passo da rotina da manhã: limpar, tonificar e hidratar. Ao invés de utilizar o protetor solar, invista agora num produto com aditivos anti-idade, que agirá enquanto você dorme.

Pronto! Incorporando esses passos básicos na sua rotina, você garante que sua pele estará muito mais saudável e bem cuidada. Vale a pena investir: você logo perceberá a diferença no efeito duradouro da maquiagem!

Agora, conta pra gente: você costuma cuidar da pele antes e depois da maquiagem? Como é a sua rotina? Escreva nos comentários!

Facebook Comments

Darci Pereira

Cabeleireira e maquiadora com mais de 13 anos de experiência. Especialista em noivas e festas.