Renovar o visual, dar um up na autoestima ou apenas sentir-se bem consigo mesma: mudar a tonalidade dos fios é um verdadeiro ritual repleto de significados e de extrema importância para qualquer mulher, não é verdade? Não é à toa que muitas se sentem indecisas na hora de escolher a cor do cabelo.

Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas simples — porém, essenciais — para você afastar os fantasmas da dúvida e insegurança e garantir um resultado que destaque a sua beleza, feminilidade e bom gosto. Acompanhe!

Conheça seu estilo

Pode até soar clichê falar em conhecer o seu próprio estilo, mas acredite: essa é uma dica fundamental para acertar em cheio ao escolher a cor do cabelo. E a razão para isso é que cada mulher tem um perfil bastante particular e que está ligado aos ambientes que frequenta, à profissão exercida e, é claro, aos gostos pessoais.

Portanto, pare e pense: seu estilo é mais formal e sério, mais fashionista e criativo ou mais clássico e até mesmo com uma pegada retrô?

Não tenha medo de ousar

Muitas mulheres ficam indecisas na hora de optar por uma nova nuance porque têm medo de ousar e se destacar entre as demais. Logo, acabam sempre reproduzindo um tom neutro ou próximo ao natural delas. Porém, a moda está cada vez mais democrática, especialmente quando o assunto é o visual feminino.

Por isso, não tenha medo de experimentar novas cores, buscar referências de personalidades famosas e se inspirar. Lembre-se de que um cabelo bem cuidado, com aspecto saudável e tonalidade marcante realça não apenas os traços do seu rosto, como também deixa você com uma aparência mais alegre e bonita.

Leve em conta a manutenção ao escolher a cor do cabelo

Essa é outra dica bastante útil ao escolher a cor do cabelo. O motivo disso é que, quem pretende ir de uma tonalidade clara para uma escura ou vice-versa, como do loiro para o preto, deve pensar não somente na aplicação da tintura, mas também nos procedimentos posteriores para a manutenção da cor e do brilho dos fios.

Cuidados como retoque, hidratação, uso de produtos específicos (shampoos, condicionadores etc), lavagens sem água quente, entre outros, serão tomados tanto no salão quanto na sua rotina em casa, a fim de garantir uma maior (e mais duradoura) fixação e evitar a sensibilização dos fios.

Tenha um profissional experiente ao seu lado

Por fim, ao decidir a nova cor do cabelo, não deixe de ter ao seu lado um profissional experiente. Afinal, esse é um passo indispensável para ter um resultado positivo e, acima de tudo, garantir a saúde das suas madeixas. Isso porque esse acompanhamento, tanto durante o processo de decisão quanto na aplicação da nova nuance, vai permitir, por exemplo, que:

  • seja encontrada uma harmonia o mais natural possível entre seu tom de pele e a coloração;
  • seja feita uma hidratação para evitar danos por conta da química aplicada nos fios; e
  • sejam feitas eventuais intervenções, como correção de cor, e efeitos, como reflexos e luzes, sem deixar a raiz marcada.

Seguindo nossas dicas, escolher a cor do cabelo com segurança e confiança será uma tarefa muito mais fácil e prática! Por isso, não deixe de curtir a nossa página no Facebook para ficar por dentro de outras sugestões e assuntos para ter um visual sempre impecável!

Facebook Comments

Bruno Benitez

Cabeleireiro e Visagista desde 2007. Profissional Expert K da empresa Kérastase especializado em tratamentos, luzes, colorações e cortes masculino e feminino.